sábado, 28 de maio de 2016

Rosa dos Ventos: vento de leste

     Depois que se pega o gosto da bicicleta difícil é parar.  Depois da primeira pedalada longa, já fica pensando na próxima. E depois de cicloviajar, aí sim...você tá perdido rs rs rs  porque seu coração entende que dá pra ir a qualquer lugar que você sonhar. Nas primeiras viagens percorri o sul de Santa Catarina, pensei também em explorar o norte do estado. A minha ideia era sair de Florianópolis, ir até Jaraguá do Sul, descer para Massaranduba, Blumenau, Brusque, Tijucas e retornar a Florianópolis. Mas o caminho acabou sendo outro...

     Então, saí dia 28 de março da minha casa, pela manhã. Só a saída da minha casa, que fica no leste da ilha, até o centro já seriam mais ou menos 35 km.

     Nessa foto, bem lá fundo, vemos a Praia do Moçambique. É onde eu moro na comunidade de São João do Rio Vermelho. E mais aqui, logo no pé dessa subida, a Barra da Lagoa.  Bom, segui em frente. Minha pretensão era chegar a Itapema ou Balneário Camboriú.  Após essa subida passo pela Praia Mole e chego a Av. das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, famoso cartão postal de nossa cidade. Parei pra beber aquele caldo de cana quando encontrei meu amigo querido e também fotógrafo Nando Acha. Que me presenteou com esse registro fabuloso na Lagoa da Conceição.

      Depois de alguns minutos de prosa, segui o meu caminho. A saída da ilha, pra mim, é o percurso de maior tensão. Principalmente, entre o trevo do Canto da Lagoa até o trevo da Seta, na costeira. Mas, mesmo assim, vale a pena pegar a saída sul da ilha.

Antes de chegar a ponte, pela estrada velha do Bairro Saco dos Limões, encontro essa maravilhosa árvore. Ela floresce todo mês de março.  E fica mais linda quando o dia é de muito sol pois as cores entram num contraste impressionante!!!

  Com a certeza de que novas histórias viriam pra compor os capítulos da minha vida!!!

      E a manhã passou muito rápido entre paradas e conversas.   Atravessei a ponte Hercílio Luz, cortei pela Beira Mar Continental, entrei pelo Balneário Estreito e saí na Leoberto Leal, quase em São José. Como já chegava perto do meio dia passei na casa de minha mãezinha querida pra comer algo e retornei a estrada...tinha que alcançar a BR 101, estrada de movimento intenso de carros e caminhões. Lembrando que estava em plena segunda feira.  

     O dia maravilhoso de muito sol, do jeito que eu gosto, com muito calor. Perfeito pra pedalar até dizer chega. 

     Apesar de estar em uma BR, a viagem transcorreu tranquilamente.  E cheguei a Itapema perto das cinco e meia da tarde. Fui direto pra casa da minha amiga irmã Inês.

Inês...quecível e eu
     Se sempre tivéssemos um lugar carinhoso pra pernoitar... com um bom café, conversa em volta da mesa. Confidências de uma amizade de 40 anos, risadas, fofocas, o tricô foi até de madrugada fazendo eu esquecer que de manhã cedo teria que partir rs rs rs.

                          


    
     Rumo a Camboriú pra ver mais um amigo. Roberto é o responsável pelo meu amor as boas pedaladas, agora as boas viagens.  Não poderia deixar de ir vê-lo.  Conheci Roberto, na academia do meu bairro, onde ele era o professor. Logo fizemos amizade e ele me indicou o ciclismo pra complementar a musculação. Comecei em sua própria bicicleta e com sua orientação. A cada dia que passava mais eu queria pedalar. Começou a época de sentir falta da bicicleta, então resolvi comprar uma pra mim. Grande decisão. Desde essa época já se passaram 11 anos de amor pela minha magrelinha.
     Quando cheguei a Camboriú e com a orientação do Roberto atravessei a cidade pela ciclovia na Beira Mar.
     Fui recebida no Espace Mavie onde experimentei um delicioso suco reenergizante Verde Claro.... hummmmm. Também conheci a Lucimara e a Dani, professora de Ballet e Pilates e reencontrei o Roberto.

     
           Do nosso futuro só Deus sabe. Das nossas escolhas temos o livre arbítrio. 

     Eu pensava em dar aquela passadinha, matar a saudade e botar o pé na estrada. Mas conversa vai... o tempo passou e acabei ficando pra almoçar. Conversa vem... já não valeria cair na estrada e aceitei ficar em seu apartamento.  Também com essa vista, barulho do mar!

     Sabe, aquela hora que você pensa e resolve mudar todo o capítulo.  Foi assim, resolvi voltar pra casa depois de Camboriú.  Não sei porque ainda, mas no outro dia levantei cedo e retornei.

     Pelo mesmo caminho da ida, fiz a volta. Ciclovia da Beira Mar e BR 101. Por fim, a viagem teve uma rota bem diferente da planejada, e será que valeu a pena? "Tudo vale a pena, se a alma não é pequena", já diria Fernando Pessoa.

     Como qualquer pedalada, um desafio. Porque de Camboriú até minha casa são quase 120 km.

     Saí de Camboriú perto de 9 h da manhã e cheguei em casa 16 h 30. Cansativo, sim.  Mas ao mesmo tempo com as certezas de que dá pra conseguir. Seu corpo consegue, sua mente consegue.

  E dentro do devagarinho e sempre: parando, fotografando, descansando, hidratando a todo instante fui me aproximando de casa.

     Eu moro em Florianópolis há 34 anos. Já viajei para vários lugares, por dias, semanas e até meses. Mas quando eu volto e sinto a energia da ilha, eu penso: tô de volta.

     "Estou de volta pro meu aconchego...trazendo na mala bastante saudade..."

                     

2 comentários:

  1. Corajosa Deus te proteja adorei viajar com vc .Senti medo não sei o já estou idosa e com a maturidade ficamos mais medrosas. Fique com Deus
    .

    ResponderExcluir
  2. Corajosa Deus te proteja adorei viajar com vc .Senti medo não sei o já estou idosa e com a maturidade ficamos mais medrosas. Fique com Deus
    .

    ResponderExcluir